Ação executiva: o que é e quando compensa?

Há um momento em que a negociação deixa de ser gestão e passa a ser atraso. O devedor pede mais tempo, promete, adia, e o credor fica a financiar o incumprimento. É aqui que a ação executiva ganha relevância. A ação executiva é o caminho para cobrar coercivamente quando já tem um título que permite avançar para penhora. Não é um “processo para discutir a dívida”. É um processo para a cobrar. E isso muda tudo em termos de velocidade, pressão e resultados. Neste guia vai perceber o que é a ação executiva, que tipo de títulos permitem avançar, quando compensa face à injunção e à cobrança extrajudicial, que riscos deve avaliar antes de entrar, e como preparar um processo que não fica preso em detalhes evitáveis.

